Tieza: Escola do Legislativo vai ensinar a compreender mundo das leis

Tieza: Escola do Legislativo vai ensinar a compreender mundo das leis

19/04/2019 0 Por Tieza Vereadora

A Escola do Legislativo da Câmara de Araçatuba pretende ensinar as pessoas a compreender o mundo das leis. Segundo a vereadora Tieza, esta é a proposta do projeto elaborado pela Mesa Diretora, que foi aprovado na sessão de segunda-feira (15/04).

Em entrevista à jornalista Suzy Faria, da Rádio Câmara, a presidente explicou detalhes do projeto. A proposta principal é aproximar mais a população do Legislativo.

“Aqui nesta Casa a gente faz, altera e cumpre leis; cuidamos dos regramentos para nossa sociedade funcionar. Com o projeto Escola do Legislativo, vamos aprender mais sobre Constituição, ensinar como se faz leis, o que importa em um projeto…”

OUÇA TRECHOS DA ENTREVISTA:

 

OBRIGAÇÃO
Para Tieza, é uma obrigação do Legislativo orientar a população, além de investir na reciclagem dos próprios vereadores, assessores e funcionários. Por isso, a parlamentar pretende conversar com o governo do Estado para levar alunos do ensino médio à Câmara, além das escolas municipais.

Tieza lembrou da Thathilândia como exemplo de investimento na cidadania. Trata-se de uma minicidade mantida pela Escola SEB Thathi, de Araçatuba, na qual os alunos ocupam cargos de prefeito, vice, vereadores e secretários.

CMARA MIRIM
Ainda segundo a presidente do Legislativo, há um projeto, aprovado pela Casa em 2010, que também investe na participação de jovens na política de Araçatuba, mas nunca saiu do papel: a Câmara Mirim.

De autoria do ex-vereador Edval Antônio dos Santos, permite a escolha de 21 representantes entre estudantes do ensino médio, que poderão sugerir projetos para beneficiar suas comunidades. “Vamos trabalhar para que a Câmara Mirim saia do papel”, declarou Tieza.

“É importante as pessoas saberem como se processa a política neste país. Muita crítica não é verdadeira, é fruto de desconhecimento, de desinformação”