Tieza debate a concessão do DAEA e o Plano de Resíduos Sólidos

Tieza debate a concessão do DAEA e o Plano de Resíduos Sólidos

16/10/2013 0 Por Tieza Vereadora

31ª sessão ordinária - Gab. Ver. Tieza 07/10/2013No Grande Expediente da sessão do dia 7 de outubro, durante a apresentação do relatório final da comissão especial que verificou o cumprimento da legislação referente à concessão dos serviços de água e esgoto à SAMAR, a vereadora Tieza, que integrou a comissão, teceu comentários sobre algumas das 14 propostas contidas no relatório, dentre elas a que discorreu sobre o tratamento que a Prefeitura dispensou aos ex-funcionários do extinto DAEA (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), na opinião da vereadora, sem qualquer zelo; a que sugeriu que a agencia reguladora – hoje denominada DAEA – preste contas da concessão; e a que previa a participação da agência reguladora nas Audiências Públicas de Finanças.

Na discussão do relatório final de outra comissão especial – que tratou do aterro sanitário -, a parlamentar cobrou da Prefeitura urgência na apresentação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que deveria ter sido entregue à Câmara em agosto. “A falta desse Plano tem feito surgir todo dia na cidade, um novo lixão a céu aberto. Na semana passada falamos com a Prefeitura sobre o problema de um que se forma perto da Lagoa do Giba”, argumentou a vereadora.

Ainda sobre o assunto, a parlamentar disse não entender o motivo pelo qual a Administração  Municipal contratou empresa de outra cidade para elaborar o Plano, sendo que  em Araçatuba existe gente competente para fazê-lo. Ela também chamou a atenção para a questão da falta da coleta seletiva no município. “A coleta seletiva está relacionada com a Educação Ambiental, e não estamos vendo isso em nossa cidade. Precisamos de práticas diferenciadas sobre a forma de tratar o lixo e de selecioná-lo”, disse ela. E, em tom de apelo, completou: “Minha expectativa é grande em relação aos resultados desse relatório. Que ele não sirva apenas para tomarmos conhecimento da situação, mas para que a Prefeitura e os setores competentes possam aproveitá-lo e colocar a “mão na massa”.

Em discussão de requerimento para prestar informações técnicas acerca da implosão do antigo Hospital Modelo, a vereadora agradeceu a Prefeitura por atender a reivindicação das associações rurais, que pediram que o entulho do Hospital fosse usado na perenização das estradas rurais.

Demolição do Hospital Modelo - Gab. Ver. Tieza 08/10/2013

Demolição do Hospital Modelo – Gab. Ver. Tieza 08/10/2013