Tieza: Câmara vai ter Parlamento Jovem a partir do ano que vem
16/09/2019A Câmara de Araçatuba aprovou a criação do Parlamento Jovem Municipal, proposta da vereadora Tieza para que estudantes possam conhecer melhor o funcionamento do Poder Legislativo e vivenciar a política de maneira diferente. A iniciativa será desenvolvida pela Escola do Legislativo “Dra. Zezé Bedran”.
O projeto foi aprovado na sessão do último dia 9. Assim, a partir de 2020, Araçatuba terá 15 vereadores mirins, escolhidos entre alunos do 5º ao 8º ano do ensino fundamental das escolas públicas e particulares, que poderão até sugerir projetos aos parlamentares. Se tiverem pertinência, podem ser transformados em projetos de lei.
Tieza explicou que a Câmara possuía dois projetos com estruturas parecidas, de autoria dos ex-vereadores Edval da Madeireira e Rosaldo, que foram compilados pela Diretoria Legislativa e a coordenação da Escola do Legislativo, formada apenas por servidores da Casa. Também foram incluídas no projeto propostas de outras Câmaras do País que já possuem o Parlamento Jovem.
“Todas as escolas do município vão participar e eleger seus jovens parlamentares, para que vivam a experiência de um mandato”
O Parlamento Jovem terá uma sessão por mês, ao longo de três meses, em horários diferentes das sessões legislativas, que vão reproduzir o ambiente da Câmara. Os estudantes escolhidos serão orientados pelos próprios vereadores. Cada parlamentar vai apadrinhar um dos jovens, escolhidos por sorteio.
“As pessoas precisam entender mais, tanto das funções dos poderes, como do exercício do nosso mandato de vereador”
Foto: AG Cardoso/Assessoria da Comunicação da Câmara – 09/09/2019
Vídeo: TV Câmara