Tieza se preocupa com a poluição do Córrego Ãgua Branca
25/01/2013A suspeita de despejo de esgoto in natura no Córrego Ãgua Branca, no bairro Cafezópolis, já havia sido oficiada a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), em outubro do ano passado, pela vereadora Tieza. Além dessa comunicação à Cetesb, Tieza também apresentou requerimento de informações ao prefeito, que foi aprovado na sessão de 03 de dezembro.
Insatisfeita com as observações evasivas por parte da prefeitura e inquieta com a falta de resposta da Cetesb, a vereadora reiterou, em 18 de janeiro último, os termos do ofício encaminhado à quela agência de meio ambiente, por entender ser grave o problema que vem ocorrendo há muito tempo nesse córrego, já com suspeita de comprometimento de suas águas. A vereadora Tieza também comentou sobre o assunto em reunião com o presidente da Cetesb, eng. Otávio Okano, recentemente, em São Paulo.
Indício de despejo de esgoto in natura em qualquer curso d’água, é uma preocupação grande e, sempre que a vereadora toma conhecimento e verifica no local os riscos, imediatamente toma providências. Assim ocorreu no ano passado, com um vazamento de proporções significativas na rua Anze Molize, fato que foi comunicado à Cetesb e ao Daea, que tomaram, na ocasião, as providências pertinentes.
Além do fato…
“A água é elemento químico essencial para o desenvolvimento da vida humana e de outros seres, podendo dizer que a água poluída não resulta em equilíbrio ecológico, pois não apresenta características essenciais ao ecossistema. Nesse contexto, não há também qualidade de vida, pois as alterações dos padrões normais fere a vida biológica na qual o homem está inserido, trazendo certas patologias indesejadas pelo ser humano. Como já foi citado, cerca de 80 das patologias que atingem o homem, são contraídas através da água.”
(José Roberto Guedes de Oliveira e Valdir Aparecido Alves, in Meio Ambiente Natural)