Thame é convidado para integrar Organização Mundial contra a Corrupção
09/11/201208/ 11/ 2012 Ã s 10:22
Brasília – Em reunião realizada nesta quarta-feira (7) com o senador da República Mexicana e vice-presidente da Global Organization of Parliamentarians Against Corruption (GOPAC), Garcia Cervantes, o líder da Minoria na Câmara, deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB/SP), foi convidado para conduzir a instalação, no Brasil, do Capítulo Nacional da Organização Mundial de Parlamentares contra a Corrupção.
O objetivo da parceria é promover um intercâmbio entre congressistas e parlamentares de vários países para disseminar ideias, casos de sucesso, boas práticas e ações conjuntas e efetivas destinadas ao combate à corrupção.
Para Thame, a possibilidade de integrar a organização global é motivo de imensa alegria. “A GOPAC é uma rede internacional de parlamentares dedicados ao combate à corrupção. Essa parceria significa um grande salto para o Poder Legislativo no Brasil, já que dela podem surgir inúmeras possibilidades de melhorar a qualidade de vida das pessoas, ao evitar o desperdício do dinheiro público surrupiado pelos corruptosâ€, agradeceu.
Segundo o parlamentar, alguns pontos precisam ser enfrentados para acabar com a corrupção no Brasil. Dentre eles, o fortalecimento de órgãos de fiscalização e tribunais de contas nos estados e municípios, a implantação de corregedorias e órgãos permanentes dentro do próprio governo, o bom funcionamento do Judiciário e a fiscalização do próprio Poder Legislativo. “Infelizmente ainda temos fracassado no trabalho de comissões parlamentares de inquérito (CPMI), por exemplo, porque os interesses acabam sendo politizados e isso diminui o resultado dos trabalhosâ€, disse.
No encontro foi acordado que haverá uma reunião a ser realizada na Câmara dos Deputados, onde será realizada a homologação e apresentação dos parlamentares brasileiros que irão participar do Capítulo. O grupo contará com cinco congressistas incluindo deputados e senadores.
Fonte: www.psdb.org.br