Solução para lixo domiciliar é apresentada na Câmara

Solução para lixo domiciliar é apresentada na Câmara

16/04/2015 0 Por Tieza Vereadora

Foto: Câmara Araçatuba / ngelo Cardoso

No último dia 14 de abril, na sala da presidência da Câmara, a vereadora Tieza recebeu o representante da empresa Linson Service LTDA, Sr. Adonias Souza, que veio de São Paulo para apresentar uma nova alternativa para tratamento dos resíduos domicilares.

Trata-se de uma usina que incinera aquilo que não serve para reuso ou reciclagem. “O resultado da queima do lixo é transformado em energia. Na combustão, filtros são utilizados para a não degradação do ar”, explicou Adonias Souza.

Para a vereadora Tieza, conhecer propostas como essa, podem ajudar a solucionar o enorme problema que a cidade enfrenta com o saturamento do aterro sanitário. Tieza também destacou que precisamos encontrar mecanismos que ajudem o município a acabar, inclusive, com os próprios aterros sanitários, já em desuso a algum tempo em vários países da Europa. “Quando nos países mais desenvolvidos, aterro sanitário é coisa do passado, em nossa cidade tem gente brigando para instalar um mega aterro sanitário, e o que é pior, numa região produtiva, povoada e cheia de nascentes como é a região da Prata”.

Estiveram presentes nessa reunião, além dos vereadores Cido Saraiva, Cabo Claudino e Carlinhos Santana, o representante da ACIA – Associação Comercial e Industrial de Araçatuba, representantes da comunidade local e das prefeituras de Guararapes e Rubiácea. A prefeitura de Araçatuba, que estaria representada pelo Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Rozas, não compareceu ou mandou representante.

Ao término da apresentação e exibição de vídeo, o Sr. Adonias Souza respondeu as questões apresentadas pelos participantes e comprometeu-se a enviar para a Câmara e a quem mais tenha interesse, o projeto completo para instalação de uma usina em uma cidade do porte de Araçatuba.

“Até quando vamos gastar para coletar e transportar essa matéria prima preciosa e depois, simplesmente, enterrar tudo isso. É um contransenso!” comentou a vereadora ao final do encontro, muito proveitoso, em sua opinião.

 

Falta de representatividade

Em carta aberta, a vereadora Tieza lamentou a ausência do Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sr. Jorge Rozas. De acordo com o documento, desde novembro de 2014 tratativas vinham ocorrendo para a realização dessa reunião, cuja data foi definida, inclusive,  pelo próprio Secretário. Na opinião da vereadora, a ausência teve motivação partidária, o que para ela, é assunto de pequena relevância principalmente quando se está tratando de serviço tão importante para a coletividade.