São José e Dona Amélia recebem a visita da vereadora Tieza
03/02/2013Desde o início do seu mandato que a vereadora Tieza desenvolve o projeto denominado “Eu ando pela cidadeâ€. E Tieza anda mesmo, e muito, pela cidade! No último dia 29 de janeiro, esteve no São José e depois deu uma chegadinha no Dona Amélia, onde um grupo de moradores solicitava a presença da vereadora para apresentar a ela uma antiga reivindicação.
Logo que chegou ao São José, visitou a UBS “Ezequiel Barbosa†e ficou surpresa com o estado dessa unidade, ainda mais precário do que viu em julho de 2012: as paredes continuam manchadas, como se rajadas de terra tivessem aderido a uma tinta que ainda não secou; divisórias deformadas e manchadas; janelas sem insufilm; o ar condicionado na sala de atendimento odontológico é insuficiente para o espaço e o calor fica insuportável; os móveis, de maneira geral, em péssimo estado; enfim um prédio que demanda, sobretudo por tratar-se de uma unidade de saúde, uma ampla reforma e substituição de todo o mobiliário. Mas, chama atenção a sala de medicamentos, localizada no interior do prédio, sem janela ou ventilação que, seguramente, compromete as propriedades dos medicamentos; e o local onde se armazena o lixo, na parte externa do prédio, bastante vulnerável e precário. Se aquela unidade de saúde fosse particular, a prefeitura não daria alvará para funcionar ou determinaria o seu fechamento. A vereadora, além de indicações para melhorar o estado daquela UBS, oficializará a Secretaria de Saúde para que realizem, em caráter de urgência, reformas mínimas no local.
Pouco adiante, os vizinhos de uma comerciante na rua Deodato Isique, e a própria, aguardavam ansiosos a presença da vereadora Tieza, na expectativa de que ela os ajudasse a resolver o problema daquele odor insuportável que exalava das bocas de lobo. De lá mesmo, Tieza entrou em contato com a Samar e, dado a gravidade da situação, pediu urgência no atendimento. Antes que a vereadora deixasse o bairro, funcionários da Samar verificavam o problema. Informaram algum tempo depois que a responsabilidade seria da SOSP que foi chamada, fez a limpeza das bocas de lobo mas retornou para a Samar que acabou reconhecendo a responsabilidade pela situação e resolvendo, no dia seguinte, o problema.
Outras bocas de lobo danificadas ou entupidas foram registradas e o pedido de reparo será encaminhado ao setor competente da prefeitura por meio de indicações. Também a instalação de um sarjetão foi solicitada, pois o acúmulo de água no cruzamento das ruas Ademar de Souza e Deodato Isique, além do mau cheiro, ainda danifica o asfalto que provoca constantes acidentes. O mato incomoda os moradores que solicitam também melhoria na área verde do bairro e aproveitamento desses espaços para lazer e entretenimento da população instalando, inclusive, aparelhos para exercícios físicos.
No bairro Dona Amélia, uma passagem sobre o Canal da Dois de Dezembro, na altura da rua São Luiz foi a reivindicação, pois ajudaria muito os pedestres que precisam dar uma grande volta para atravessar para o outro lado. A pavimentação e a limpeza do local, sobretudo com a retirada do mato, também foi pedido para a vereadora que concorda com os moradores já que a situação é preocupante e fará os devidos encaminhamentos.