Sancionada lei que dá nome ao AME de Araçatuba
19/12/2011FOTO: Governo do Estado de São Paulo
O Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, sancionou na semana passada, lei que denomina como “Dr. Oscar Gurjão Cotrimâ€, o Ambulatório Médico de Especialidades de Araçatuba (AME). O projeto de iniciativa da vereadora Tieza, foi enviado ao deputado estadual João Caramez, em março, cuja idéia era de homenagear um dos homens mais respeitados e admirados na área da saúde e um político bastante considerado por suas atitudes sempre muito corretas como prefeito de Araçatuba.
A parlamentar indicou o nome do “Doutor Cotrim†(como era conhecido), atendendo a um pedido de um dos grandes amigos do médico, Dr. Renato Costa Monteiro. Na ocasião, Tieza acatou com alegria a solicitação, que também foi submetida à apreciação da diretoria do AME, da Mesa Diretora da Santa Casa e da presidência da Associação Paulista de Medicina, sendo prontamente aceita e aprovada.
Tieza destacou também no ofício a estima que os araçatubenses tinham pelo médico. “Seus pacientes tinham grande estima por ele, sendo admirado por seus colegas e respeitado pelos munícipes por sua conduta séria, ética e respeitosa, em todos os papéis desempenhados, especialmente no de prefeito desta cidade de Araçatuba, no período de 01 de fevereiro de 1977 a 15 de maio de 1982â€, diz a vereadora.
Histórico
Dr. Oscar Luiz Ribeiro Gurjão Cotrim era filho de Antenor Gurjão Leite Cotrim e Heloisa Ribeiro Gurjão Cotrim, nasceu em 01 de março de 1923 em São Paulo. Na terra da garoa, Cotrim concluiu no ano de 1948, o curso de medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e se especializou em cirurgião geral.
Em 1954 decidiu atuar como médico no interior Paulista, precisamente na cidade de Mirandópolis, onde permaneceu até 1958, quando foi convidado para trabalhar em Araçatuba, onde liderou a UPA (União Pró-Araçatuba), atuou como médico na Cobrac (Cooperativa Agropecuária do Brasil Central), Grupo Aralco, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Afcana (Associação dos Fornecedores de Cana da Alta Noroeste).
Na política, inicialmente ingressou como secretário da saúde. Depois, no período de 1973 a 1977 foi o vice-prefeito de Araçatuba, ao lado de Waldir Felizola de Moraes. Já em 1977 Dr. Cotrim se elegeu como prefeito e permaneceu até 1982.
Após ter se empenhado durante um tempo na carreira política, tomou a decisão de dedicar-se apenas a medicina.
Considerado um dos pioneiros na área de cirurgia no Noroeste do Estado de São Paulo, Dr. Cotrim morreu de pneumonia, aos 87 anos, em 25 de junho de 2010. O médico não tinha filhos, mas deixou muitos sobrinhos. Seu corpo está sepultado no cemitério da Saudade, em Araçatuba.