Vereadores de Araçatuba, Guararapes e Rubiácea se reúnem para discutir o “lixão”

Vereadores de Araçatuba, Guararapes e Rubiácea se reúnem para discutir o “lixão”

12/04/2013 0 Por Tieza Vereadora

Na última terça (9/4), as vereadoras Tieza e Edna Flor, estiveram na Câmara de Guararapes para debater com os vereadores daquela cidade, a possibilidade de instalação de um Centro de Gerenciamento de Resíduos, que tem sido popularmente chamado em Araçatuba de “lixão”. A motivação para essa reunião é que, embora o empreendimento esteja previsto para Araçatuba, afetará quase que da mesma maneira, a vizinha Guararapes, com riscos que poderão se estender para outras cidades da região.

    

Para surpresa das vereadoras de Araçatuba, além dos colegas de Guararapes: presidente da Câmara João Chica (PSDB), Thiago Lazarin (PP), Elói Sippel (PMDB), Maurício Hamamoto (PSDB), Sophia Stringuetta (PDT) e Vanderlei (PPS), e do prefeito Edenilson de Almeida, o Dedê, compareceram também outras lideranças políticas, representantes de vários segmentos importantes daquela comunidade, como por exemplo a Associação Comercial e ainda os vereadores Wanderlei de Sousa (PDT), Reginaldo Ferreira (PSB), Roberto Stringhetta (PTB), Denilson Ferreira (PP), Claudinei Valério (PPS) e Alessandro Avelino (PR), de Rubiácea.

    

As vereadoras Edna e Tieza, e o prefeito Dedê, dividiram com os demais, boa parte das informações de que dispunham. A vereadora Tieza fez um rápido histórico do empreendimento desde quando tudo veio à  tona, em julho do ano passado, e falou sobre sua grande preocupação com a possibilidade de importarmos lixo, não apenas da região mas também de outros estados, já que o volume previsto para processamento é muito superior ao produzido por todos os municípios da região. Também foram abordados aspectos relacionados ao EIA/RIMA, que são os estudos técnicos sobre os impactos ambientais, e demais prejuízos que um empreendimento dessa natureza acarretam. A vereadora Edna e prefeito Dedê também fizeram suas considerações e os três responderam aos questionamentos dos presentes, que demonstraram desconhecer a complexidade do assunto e a grandeza dos riscos que esse empreendimento contém.

    

A vereadora Tieza deixou a reunião satisfeita com o resultado e com a qualidade dos debates, e disse que sentia que a missão se cumprira pois voltava “para casa com a certeza de que todos ficaram preocupados e convencidos dos riscos que as nossas cidades estão correndo“.

Fotos: site h1news