Quarta-feira movimentada
09/01/2014Ao contrário do que muitos pensam, pelo menos no gabinete da vereadora Tieza, o período de recesso parlamentar costuma ser movimentado. Na manhã desta quarta-feira, à s 9 horas, Tieza e assessores se reuniram com o Chefe do Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação, para tratar do imenso problema que os pais das crianças que moram nos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida estão enfrentando. Esses conjuntos não contam com creche e esses moradores têm filhos em idade de creche. E agora? Como fazer para que essas crianças frequentem escola? Se nem só de pão vive o homem; nem só de moradia vivem as famílias: elas precisam de creche e escola para seus filhos, próximas de sua casa; atendimento de saúde para as pessoas; transporte coletivo; serviços de comunicação como Correios e outros recursos comunitários. Nada disso foi pensado, e muito menos oferecido, quando venderam – e exploraram politicamente – a realização do “sonho da casa própria”. Resultado: nada resolvido em relação à garantia do transporte e mães em desespero porque não têm onde deixar os filhos para estudar, enquanto trabalham para sustentar a família. Nos próximos dias, mais reuniões serão realizadas e órgãos públicos acionados, para se chegar a termo.A visita, na mesma manhã de quarta, na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade foi rápida. Dois assuntos foram cobrados: a poda de uma árvore no bairro São Rafael, prometida há cerca de 2 anos para a comunidade; e uma solução para o problema da paina da taboa, que tem atormentado e causado muitos transtornos aos moradores do bairro Ethéocle Turrini.
No Zoológico “Dr. Flávio Leite Ribeiro”, a parlamentar teve uma surpresa: a área onde serão instalados os felinos está quase concluída. “Finalmente encontro vários homens trabalhando nessa obra; do jeito que estava andando, ficaria difícil concluir essa reforma”, comentou a vereadora com o funcionário da construtora e o do zoológico, que acompanhavam a parlamentar. “Gostei bastante de saber que, depois de tanto tempo, pelo menos os felinos estarão melhor instalados.” A vereadora ainda quis ver os animais, como tem feito desde o início do seu primeiro mandato, por sentir-se responsável pelo tratamento dispensado a eles, sobretudo quando estão confinados num local tão cheio de impropriedades como o zoológico de Araçatuba. Dentre os seus comentários sobre essa visita vale destacar a sua satisfação com o andamento da obra, apesar do atraso; a presença do caminhão pipa trabalhando para oxigenar a água da lagoa e assim não colocar em risco os peixes; e a melhoria nas condições gerais da limpeza do local.
A tarde, no gabinete, a parlamentar atendeu representantes da zona rural, fez contatos com órgãos públicos e ainda reservou um tempinho para por em prática as mudanças previstas no planejamento para 2014.