Praças, infraestrutura e educação são destaques no final de julho

Praças, infraestrutura e educação são destaques no final de julho

02/08/2014 0 Por Tieza Vereadora

No início da última quinzena de julho, alguns funcionários públicos estaduais procuraram a vereadora Tieza para reclamar que, apesar do convênio entre o IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual e a Santa Casa de Araçatuba, estavam tendo problemas para serem atendidos no pronto socorro daquele hospital. Após diversos contatos com o IAMSPE de Araçatuba e também de São Paulo, com a Divisão Regional de Saúde e com a própria Santa Casa, onde participou, inclusive, de uma reunião com a diretoria, ficou esclarecido que, para se adequar ao programa Santas Casas Sustentáveis, várias mudanças ocorreram na estrutura do atendimento, entre elas o atendimento do Pronto Socorro, destinado exclusivamente a casos de urgências e emergências, como deve ser. Apesar  dos esclarecimentos, o assunto não está encerrado. Em agosto, representantes da Superintendência do IAMSPE, de São Paulo, deverão vir a Araçatuba para uma nova reunião com as entidades envolvidas e representantes dos servidores estaduais.

Nesse período, a vereadora Tieza realizou visita a mais duas praças públicas: a Praça Diogo Júnior (dia 23) e Praça São João (dia 24). Como de costume, a falta de cuidado com esses espaços, pela prefeitura, revolta a parlamentar e as pessoas que geralmente se aproximam dela para reclamar e pedir apoio. “As praças públicas são a marca de nossa cidade, tão quente e tão sem espaço para lazer, principalmente para as crianças; da forma como se encontram servem apenas para atrair malandros e gente mal intencionada“, lamentou um senhor que reside no entorno da praça Diogo Júnior. A vereadora está preparando um projeto para tentar reverter essa situação de abandono de nossas praças.

Pr.S.João - GabTieza - 28.1.14

Pr.S.João – GabTieza – 28.1.14

No dia 24, mesmo que rapidamente, Tieza compareceu na sala da presidência da Câmara, na reunião de boas vindas ao novo presidente da Samar, o engenheiro Ricardo Esteves, que assume o comando da  empresa nos próximos dias, em razão da transferência de Renato Faria para o município de Guarulhos.

Uma nova visita ao Vista Verde foi realizada dia 28, a pedido de moradores que estavam com dificuldade de sair e entrar em suas casas e mesmo andar à pé pelas ruas do bairro. É que a prefeitura jogou entulho para minimizar as péssimas condições das ruas mas como não compactou o leito, com a chuva “aquilo virou um sabão”, como disse um  morador bastante irritado com as promessas de pavimentação feitas – e não cumpridas – pelo prefeito e parlamentares ligados a ele. A vereadora solicitou à SOSP – Secretaria de Obras, as providências.

E não foi difícil constatar o que já desconfiava a vereadora Tieza: a creche do Porto Real não ficará pronta tão cedo! “Olhe lá se terminar em março de 2015” disse um rapaz que trabalhava na obra no dia da visita da parlamentar (29). Desde que foi inaugurado o Porto Real – em julho de 2011 -, que as crianças de até 5 anos esperam pela creche, que começou a ser construída em março de 2012, a um custo de R$1.710.632,99. O prazo para conclusão dessa escola era de seis meses, o que não aconteceu. Às mães foi prometido pela Secretaria da Educação que no início de 2014 estaria pronta. Como não ficou pronta, em janeiro, algumas se mobilizaram na tentativa de conseguir que a prefeitura custeasse o transporte das crianças, o que também não aconteceu. Uma nova promessa:  julho de 2014. Após quase 6 meses, a obra foi retomada recentemente e, conforme o funcionário da construtora: se tudo correr bem, poderá ser concluída em março de 2015.

Nesse mesmo dia 29, a vereadora Tieza percorreu o bairro Atlântico para verificar o andamento da Praça de Esportes (em construção com recursos do PAC) e o estado das ruas cujo recape ela vinha pedindo há vários meses. Para sua surpresa, mais uma obra do PAC paralisada e apenas algumas ruas – as mais movimentadas – foram reparadas; as demais continuam na mesma situação deplorável. Numa delas, o asfalto nem existe mais. Nessa mesma região um outro grave problema será alvo da atenção da parlamentar: o arriscado acesso aos bairro Etemp, Petit Trianon e Atlântico pela Via Etelvino Pereira dos Santos. Mas, a surpresa maior dessa visita ficou por conta da Emeb do Etemp, totalmente concluída há mais de três meses e fechada. “Onde já se viu com uma demanda tão grande por vagas, uma Emeb ser construída e ficar fechada todo esse tempo. Haja paciência com tanta falta de planejamento”, lamentou a parlamentar.

 

Dia 30, a boa notícia foi a instalação, em nossa cidade, pela Dimen e Tomoson, do PET-CT, um equipamento de última geração que possibilita detectar, com altíssima precisão, tumores cancerosos. Além de pacientes particulares e de convênio, o PET-CT atenderá aos encaminhamentos do SUS, tão logo a parte burocrática esteja concluída.

Aparelho PET-CT; Dr. Rosa, Dr. Riani e Tieza - Foto: Angelo Cardoso - 30.7.14

Aparelho PET-CT; Dr. Rosa, Dr. Riani e Tieza – Foto: Angelo Cardoso – 30.7.14

E uma visita na Travessa Sobradinho, nas Chácaras Recreio Alvorada, exatamente no local onde nasce o Córrego Machado de Melo, para tomar conhecimento de um problema na ponte sobre essa área, encerrou o movimentado mês de julho da vereadora Tieza. “Neste recesso, o nosso gabinete trabalhou intensamente. Conseguimos colocar algumas pendências em ordem mas outras demandas já estão sobre nossa mesa”, comentou a vereadora com o dono de um dos estabelecimentos vizinho à Câmara, que costuma dizer à Tieza que ela é uma das parlamentares “que mais trabalha”.