Palestra na Câmara mostra como o cérebro se torna corrupto; assista na íntegra

Palestra na Câmara mostra como o cérebro se torna corrupto; assista na íntegra

16/01/2019 0 Por Tieza Vereadora

Na foto acima, Tieza discursa na abertura da palestra; ao fundo, Rui Mateus Joaquim

Seguir regras, padrões morais e éticos, evitar a flexibilização de alguns acordos e, principalmente, estar atento ao autoconceito. Estas são algumas dicas do psicólogo cognitivo Rui Mateus Joaquim para que as pessoas não sejam desonestas ou optem pelo famoso “jeitinho brasileiro”.

Doutor em ciências, com ênfase em neuropsicologia, Rui esteve na Câmara de Araçatuba, na manhã desta quarta-feira (16/01), para apresentar a palestra “Neurociência e corrupção: como o cérebro se torna desonesto”.

O evento, idealizado pela presidente do Legislativo, vereadora Tieza, faz parte do projeto Escola do Legislativo, que está sendo estruturado, cuja proposta é aproximar ainda mais a população da Casa de Leis. Com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara no Youtube e Facebook, contou com as participações de servidores e da população.

 
ASSISTA REPORTAGEM SOBRE A PALESTRA
 
 

INFLUÊNCIAS
Segundo Rui, o cérebro se torna corrupto porque existe uma série de mecanismos que influenciam a tomada de decisão. “Como nós não percebemos como estes fatores nos influenciam de maneira consciente e inconsciente, isso acaba favorecendo a tomada de decisões, que podem não ser éticas”, explica o psicólogo, que é araçatubense.

Na palestra, Rui ensinou como conhecer estes mecanismos, sua influência para a adoção de medidas de prevenção e evitar que tomadas de decisões sejam prejudiciais.

“Basicamente, nós explicamos o mecanismo pelo qual o cérebro cai em tentação. Nossa ideia é compartilhar conhecimento”

 
ASSISTA À PALESTRA NA ÍNTEGRA
 
 

COMPROMISSO
Tieza explicou que um de seus compromissos ao assumir a presidência da Câmara é com a formação do cidadão. E, segundo ela, a palestra apresentada por Rui foi muito interessante para este propósito.

“As pessoas precisam se conhecer para não caírem nas ciladas, tanto da política como do nosso dia a dia. Às vezes, a gente acha que é tudo muito natural, mas não é. É preciso afinar e refinar esta percepção”

VEJA MAIS IMAGENS DO EVENTO:

Fotos: Zemarcos Taveira/Assessoria da vereadora Tieza