O presépio da dona Cida do Sr. Valentim
17/12/2013
A vereadora Tieza, pelo terceiro ano consecutivo, nesta segunda-feira, 16 de dezembro, no fim da tarde, visitou a casa do Sr. Valentim para prestigiar a exposição do presépio. Há muitos anos que, no Natal, dona Cida retira os móveis da copa e monta o presépio. Medindo aproximadamente 1,10 m X 2,00 m, a história do nascimento de Jesus é contada em passagens, desde a concepção pelo Espírito Santo até o nascimento, em Belém. Interessante que aquele que criou o presépio – São Francisco –, também tem seu lugar de destaque, na frente de sua casa, ao lado de uma árvore coberta de pássaros.
As bonecas, simbolizando Maria, aparecem grávidas até dar à luz o Menino. Uma graça! Tudo muito bem arrumado e disposto de maneira que o apreciador não precisa de intérpretes; o jeito cuidadoso de contar a história através das pequenas bonecas, fala por si.
Ao fundo, o cenário das montanhas e do céu, com um belo anjo anunciador do Mistério, pintado pelo irmão de dona Cida, dá acabamento perfeito à quela obra prima. As “casinhasâ€, em papelão, são iluminadas, tornando ainda mais bonito o presépio.
Mas, certamente, não são apenas as luzinhas que iluminam aquele cenário; ali tem brilho de todo lado; brilho nos olhos e no sorriso aberto dos anfitriões que recebem, não apenas a vizinhança do Nossa Senhora Aparecida, mas amigos, conhecidos, desconhecidos e tanta gente que visita essa tradição na casa deles.
Além da conversa em torno do Natal, o Sr. Valentim se emociona ao exibir seus poemas, que agora ganharam um toque diferenciado: foram gravados em CD, com direito a fundo musical e “vozeirão†de locutor de rádio.
“Uma alegria essa visita! E o gesto de vocês é um agradável gesto de cidadania, abrir as portas da casa para que a comunidade visite o presépio, montado há tantos anos para recordar a tradição. Parabéns à vocês, dona Cida e Sr. Valentim!†disse a vereadora Tieza, ao despedir-se.