Na quarta-feira (21/8) o assunto foi a Zona Rural
25/08/2013
A vereadora Tieza, desde seu mandato anterior, que vem se desdobrando em defesa da zona rural. Aliás, sua primeira caminhada pela cidade (Projeto: Eu ando pela cidade), no início de 2009, foi na estrada da Ãgua Limpa. O respeito por esse segmento está nas raízes de sua história familiar e na convicção da importância desse setor para a economia e sobrevivência.
Nessa quarta-feira (21/8), logo cedo, a parlamentar esteve na SMOSP – Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e, acompanhada de dois funcionários daquela pasta, percorreu vários quilômetros para mostrar problemas em pontes e estradas rurais e reivindicar as soluções para os mesmos.
A visita inicial ocorreu na Via Caran Rezek, na primeira ponte sobre o Córrego Paquerê (sentido Taveira), onde a pista encontra-se bastante comprometida, pondo em risco a vida das pessoas que por ali trafegam. A prefeitura, no ano passado, realizou reparos nessa ponte mas o serviço, conforme disse a vereadora Tieza, parecia não ter sido concluído como devia, tanto que agora, nova intervenção será necessária. Segundo o funcionário ocorreu movimentação na base e afetou o asfalto, que está bastante irregular. Dali mesmo, a vereadora entrou em contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana solicitando a sinalização da via para alertar os motoristas sobre o perigo, até que a Secretaria de Obras realize os serviços necessários. Um pouco mais para frente, na direção de Taveira, outra ponte sobre o mesmo córrego também denunciava preocupação, desta vez com suas margens, que precisarão ser contidas para não ocorrer deslizamento.
Dali o grupo seguiu para a estrada do Paquerê pois numa parte dela, também onde corre água, a situação inspira preocupação. Nesse caso, já conhecido da Secretaria de Obras, a situação exigirá, além de proteção de margens com deposição de terra, um realinhamento da estrada para permitir que a água – sobretudo no tempo das chuvas – siga seu curso sem provocar queda de barreiras e inundações. A presença de um grande tubo de concreto danificado, deixa a certeza de que o que precisaria ter sido concluído há alguns meses – e não foi –, pode causar novamente o mesmo tipo de transtorno e prejuízo.
As próximas paradas ocorreram em três pontos críticos da estrada do Córrego do Roberto: na ponte conhecida como “do cabo de açoâ€, que rodou há alguns dias e está sendo recuperada, e em mais dois locais, também com margens comprometidas e riscos de inundações . As fotos tiradas pelo gabinete da vereadora Tieza, há pouco mais de um mês, já não mais condizem com o estado verificado no dia da visita. “A água já fez mais alguns estragos e é preciso reforçar a proteção das margensâ€, afirmou o funcionário que acompanhava a parlamentar. Segundo ele, todos os problemas verificados nessa manhã são realmente importantes e serão solucionados no mais curto espaço de tempo.
No período da tarde, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial, uma reunião solicitada pela vereadora Tieza com o titular da Pasta Sílvio de Simoni Garcia e o presidente das Associações Rurais de Araçatuba: Alberto Figueiredo, da Divisa; Jairo Manarelli, da Ãgua Limpa; Edilson Mazarin, da Ãgua Funda / Paquerê; e Edmar Biffe, da Pratinha, surtiu ótimos resultados. Desde que se ouve falar na demolição do antigo Hospital Modelo que a vereadora Tieza vem trabalhando com essas associações para sensibilizar o Executivo a destinar todo o entulho gerado na implosão do prédio para perenização das estradas rurais. Um requerimento nesse sentido foi protocolado recentemente na prefeitura e, conforme afirmou o Secretário, as providências caminham no sentido de aproveitar esse material para melhorar o estado das estradas rurais. Disse ainda o Secretário, que a empresa contratada para cuidar da implosão, também estará responsável pelo processamento dos resíduos, que serão aproveitados na recuperação das estradas.