Andando pelo Ivo Tozzi e Hilda Mandarino

Andando pelo Ivo Tozzi e Hilda Mandarino

17/06/2012 0 Por Tieza Vereadora

Semanalmente Tieza caminha por bairros de Araçatuba com seus assessores; às vezes, moradores acompanham o grupo. Na manhã da última terça-feira (12/06), os bairros por onde caminharam foram o Ivo Tozzi e parte do Hilda Mandarino. Se o ato de caminhar agrada a vereadora, quase sempre o que ela vê pelo caminho não traz o mesmo sentimento.

O percurso no Ivo Tozzi chamou a atenção pela quantidade de lixo amontoado nos terrenos públicos e particulares em situação de extremo abandono; a inexistência de calçadas nas áreas verdes e institucionais e a falta de sarjetão em alguns cruzamentos também foram observados.

Outro aspecto visto com preocupação, e que revela um pouco mais do descaso com o urbanismo, foi a placa de denominação da rua Vicente Coelho, no Ivo Tozzi, que ainda continua instalada numa das esquinas como “Rua Vinte e Dois”. É de conhecimento de todos, a luta da vereadora pela instalação das placas de denominação dos logradouros públicos. Na opinião dela, a falta de tais placas se configura em desrespeito ao direito à informação e dificulta a vida das pessoas.

Uma visita rápida ao Centro Comunitário do bairro e a conversa com pessoas ligadas à diretoria, animou a vereadora a retomar uma atividade que muito lhe agrada: as palestras sócio-educativas. Sabendo que no bairro há muitas gestantes e mães precoces, a vereadora deve se reunir brevemente com elas para um “bate-papo” sobre violência doméstica.

Na EMEB Esther Gazoni – que atende hoje cerca de 400 crianças, a parlamentar foi conferir a reforma feita pela Prefeitura e que, mesmo tendo iniciado em 2009, ainda não foi totalmente concluída. A reclamação de alguns pais acabou levando a vereadora Tieza a visitar a escola e a não gostar nada do que viu. Mais que ainda não ter concluído a obra, a qualidade dos serviços realizados chama a atenção: os batentes das portas estão cheios de defeitos; as rachadura aparecem no piso recém construído e em outras partes; uma vergonhosa “gambiarra” serve para escoar a água do bebedouro das crianças. Outros locais chegam a pôr em risco a segurança das crianças, é o caso das canaletas com grelhas, a seu ver totalmente inadequadas e impróprias ao local. O abastecimento de água ainda continua sendo um problemão pois a caixa d’água construída, mal planejada, não funciona. Tudo foi cuidadosamente anotado pela vereadora e sua assessoria e será encaminhado a prefeitura com o pedido de providências.

No encontro com funcionários do DAEA (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), que trabalhavam no reparo de um vazamento  de esgoto, a vereadora foi questionada sobre o destino deles com a concessão. Segundo outros já lhe haviam confidenciado, impera no departamento um clima de muita insegurança entre os servidores, a quem nenhuma informação a respeito do que lhes acontecerá em termos funcionais é prestada. Acompanhando de perto o serviço de retirada de terra para consertar o vazamento, a vereadora Tieza ficou assustada com a espessura da camada de asfalto que existe no local. Para ela, aquele serviço durará muito pouco e logo terá que ser refeito.