Falta de acessibilidade em Araçatuba é um grande problema
11/04/2013Na sessão dó último dia 4 de abril, a vereadora Tieza apresentou requerimento, questionando a prefeitura sobre acessibilidade. Há pouco tempo, ela foi procurada por algumas pessoas que residem nas imediações da avenida Odorindo Perenha, no Umuarama, e que estão enfrentando sérias dificuldades para andar pelo bairro porque vários obstáculos impedem que trafeguem com segurança e tranquilidade pelas calçadas e atravessem ruas e avenidas.
Em seu pronunciamento, Tieza destacou que a lei da acessibilidade foi promulgada em 2000, mas ainda há muitos obstáculos que precisam ser suprimidos e que prejudicam o tráfego dos cadeirantes e das pessoas com qualquer tipo de problema de mobilidade.
Para ilustrar o problema, Tieza contou com a TV Câmara, que produziu excelente matéria sobre as dificuldades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, para andar pela cidade. Na reportagem, o comerciante Frantielli, que ficou paraplégico em decorrência de um acidente, desabafou: “Não há calçadas e nem rampas de acessibilidade na Odorindo. Dividimos a avenida com os veículos. Sinto-me inseguro em atravessar as ruas, pois o fluxo de veículos é grande, e nem todo mundo respeita o cadeirante.”
De acordo com a vereadora, o estudo realizado na Odorindo Perenha foi tomado como base para chamar a atenção do governo municipal sobre um problema que se estende por toda a cidade. “Sabemos que algo já foi feito no sentido de retirada dessas barreiras arquitetônicas, mas ainda há muito descaso para com as demandas da pessoa com deficiência. É por isso que estamos aqui, chamando a atenção do Poder Públicoâ€, desabafou a parlamentar.