Equipe de Tieza faz levantamento no Arco-Ãris (VÃDEO)
24/01/2013Recentemente a vereadora Tieza, caminhando pelo Arco-Ãris, comprometeu-se com alguns moradores a ajudá-los num levantamento sócio-econômico e numa sondagem sobre as principais demandas daquela gente. Esse compromisso foi concretizado na manhã da última quarta-feira (23/01), com sua equipe e lideranças do local percorrendo as ruas do bairro para conversar com a população e registrar seus desejos e insatisfações.
Apesar de esquecidos por esta Administração, e também pelas Administrações anteriores, foi fácil perceber o quanto gostam do lugar onde moram e o cuidado que têm com suas residências. Na verdade talvez seja essa a grande motivação para permanecerem naquele local, com tanta dificuldade! Transitar pelas ruas do Arco Iris é uma missão quase impossível, quer seja de carro, de moto, de bicicleta ou até mesmo à pé; crateras enormes ocupam o leito e as margens de ruas mal traçadas e sem qualquer alinhamento. O mato, muito alto, toma conta dos terrenos abandonados, está no meio dessas ruas quase intransitáveis, nos lugares onde deveriam ser as calçadas. Além da existência das fossas sépticas nas casas – o Arco Iris não tem rede de esgoto -, chama atenção o grande depósito de entulho que funciona no bairro e que, por falta de fiscalização pela Prefeitura, obriga a população a conviver com mau cheiro e fumaça. Outro problema são as placas de denominação das ruas do bairro, elas são improvisadas pelos próprios moradores – trabalho este que seria de responsabilidade da Prefeitura. Uma moradora chegou a citar que a falta das placas dificulta o socorro das pessoas, dos correios e até na entrega de mercadorias.
O questionário apresentado aos moradores continha questões relacionadas a estrutura familiar, saúde, transporte, assistência social, infraestrutura e expectativas. O grupo foi muito bem recebido pela comunidade e o trabalho superou a previsão porque a aplicação do questionário acabou se transformando num agradável bate-papo, algumas vezes regado a um saboroso cafezinho.
Maria Betania, antiga moradora do Arco-Ãris, falou sobre os enormes problemas que aquela gente enfrenta no dia-a-dia e desabafou: “Aqui é terra de ninguém!†Célia, outra antiga moradora, há 25 anos no bairro, tem um filho com deficiência física e a mãe acamada, e queixou-se muito sobre as dificuldades que todos enfrentam quando precisam da ambulância. A falta de placas de denominação de ruas e placas padronizadas, também é outro complicador pois atrapalha muito a vida de socorristas, entregadores de mercadoria, de correspondência e visitantes (Veja abaixo o depoimento de uma das moradoras).
O resultado do levantamento será apresentado nos próximos dias à comunidade para definição dos encaminhamentos necessários à superação de tantos problemas.
[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=TXQG5T1jpbY&list=UUt58Xq_ieRFr8y9yvukXrzA&index=1′]
É isto que nos faz ainda acreditar em pessoas que amam o próximo, e que determinam a entrar na política tendo responsabilidades com o povo, é isso ai vereadora, fiscalizando,e sempre atenta aos problemas dos bairros da nossa querida Araçatuba,insistindo, persistindo e lutando sempre, acreditamos no seu trabalho e temos a plena certeza, que tudo que estiver ao seu alcance sera feito. Abçs