Em reunião com prefeito, vereadores sugerem medidas para evitar aglomeração de pessoas em Araçatuba
17/07/2020Leia reportagem produzida pela Assessoria de Comunicação da Câmara:
Um grupo de vereadores da Câmara de Araçatuba participou, no final da tarde de quinta-feira (16/07), de uma reunião virtual com o prefeito Dilador Borges (PSDB) para discutir e sugerir medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19.
A preocupação com a aglomeração de pessoas na cidade foi um dos pontos centrais da reunião. Participaram do debate os vereadores Carlinhos do Terceiro (Cidadania), Dr. Alceu (PSDB), Dr. Almir (PSDB), Dr. Jaime (PSDB) e a vereadora Tieza (PSDB), presidente do Legislativo.
O vereador Dr. Alceu criticou o aumento da concentração de pessoas em estabelecimentos de serviços essenciais, como é o caso de supermercados e farmácias. “Há supermercados com muita gente e os números só estão crescendo em um momento em que o isolamento é necessário”, afirmou.
O vereador Carlinhos do Terceiro defendeu o fechamento de supermercados em determinados horários para evitar aumento de novos casos de coronavírus. “Em São José do Rio Preto fechou até supermercado. Medidas precisam ser adotadas, porque está complicando e daqui a pouco não vai ter mais leitos nos hospitais”, declarou.
PROBLEMAS NO DISK AGLOMERAÇÃO
Os parlamentares também relataram problemas para ligar para o Disk Aglomeração, o 153, canal de atendimento 24 horas da Guarda Municipal criado para receber denúncias de casos de aglomeração de pessoas.
“Precisava haver um mapeamento na cidade para saber onde a incidência de casos de covid-19 está maior, além de ter alguém para dar um feedback desses pedidos pelo canal 153, para sabermos o que aconteceu com as reivindicações feitas”, disse a vereadora Tieza. A parlamentar ainda sugeriu a criação de um canal de interlocução do Legislativo com o comitê de enfrentamento à pandemia.
O vereador Dr. Almir mencionou as dificuldades enfrentadas pelo setor empresarial. “Se fechar mercado, vai ficar difícil. O que precisa é de conscientização”, disse o parlamentar, que sugeriu o envolvimento da Polícia Militar nas ações de combate às aglomerações.
Para o vereador Dr. Jaime, uma saída seria melhorar a fiscalização de espaços públicos onde há concentração de pessoas. “O prefeito podia solicitar apoio das Polícias Civil e Militar neste contexto. O município não pode assumir essas responsabilidades sozinho. Precisamos encontrar caminhos”, destacou.
EXECUTIVO
Após ouvir as sugestões, o prefeito Dilador Borges comentou que as reuniões do comitê de saúde podem ser acompanhadas pelos vereadores.
Em seguida, explicou as dificuldades de fiscalização. “A Guarda Municipal não tem força de polícia e são mais de 20 mil pontos comerciais para fiscalizar. São apenas 19 fiscais de posturas e de vigilância. Tivemos uma reunião e o comando militar vai dar cobertura”, destacou.
O chefe do Executivo disse que falta conscientização neste cenário de pandemia. “Estamos fazendo o que podemos para cumprir a lei. O que precisa é de conscientização de todos. Todos devem usar máscaras, por exemplo, e evitar aglomerações”, concluiu.
Texto: Carlos Demarchi
Fotos: Angelo Cardoso
Assessoria de Comunicação da Câmara