Dona Eugênia Lima, 102 anos, será homenageada pela vereadora Tieza
20/03/2015Filha de descendentes escravos, dona Maria Marta Eugênia Lima completou 102 anos no dia 19 de março, ao lado da família e amigos, esbanjando alegria, simpatia e muita história para contar.
Natural de Lavras, Minas Gerais, dona Eugênia, como é conhecida, chegou em Araçatuba ainda menina com a família, para tentar uma vida melhor na região. Na cidade que a acolheu, casou-se com Sebastião Lima com quem viveu por quase 50 anos e contabilizou 12 filhos, mais 4 adotivos, 7 netos e 4 bisnetos.
Morando no centro da cidade por quase toda sua vida, a matriarca sustentou a família lavando roupas para fora. “Eu lavei muita roupa na vida; se lavar roupa deixasse alguém rico, eu estava muito rica!â€, brincando com os longos anos de atividade.
Com o Hino do Santo Padroeiro, São José, na ponta da língua, a centenária mantém uma tradição religiosa viva na família e faz questão de compartilhar essa emoção. Para dar a benção aos longos anos, o Pe. Argemiro, da Paróquia Paraíso, foi ao aniversário, comer um pedaço de bolo, rezar e pedir união e saúde para todos.
A aniversariante, cozinheira de mão cheia, nunca deixou faltar em sua casa o tradicional bolo de fubá, servido aos amigos com aquele cafezinho passado na hora. Quando questionada sobre o segredo para tantos anos, a resposta foi simples: “Trabalhei muitoâ€!
Velha amiga de membros da família, a vereadora Tieza ficou maravilhada com o vigor e o carisma da aniversariante, que será homenageada com a Medalha Centenária. “Essa honraria é uma forma que a Câmara encontrou de prestar justa homenagem à s pessoas que chegam aos 100 anos de idade, e a dona Eugênia, além da idade, tem muito o que ensinar com sua história de vida, disposição e simpatia†disse Tieza a tantos conhecidos que encontrou naquela animada festa de aniversário.