Desfiles de escolas de samba passam a ser patrimônio cultural no Estado de SP

Desfiles de escolas de samba passam a ser patrimônio cultural no Estado de SP

29/12/2018 0 Por Tieza Vereadora

O governador Márcio França promulgou na sexta-feira (28/12) a lei que declara os desfiles de escolas de samba realizados no carnaval como patrimônio cultural imaterial no Estado de São Paulo.

Assim, as festas de Momo passam a ocupar uma categoria criada para salvaguardar o patrimônio cultural de um povo, adotada pela Unesco em 2003. Ela abrange as expressões culturais e as tradições de um grupo de indivíduos, preservando sua ancestralidade.

VALORIZAÇÃO
A autora do projeto, a deputada estadual Leci Brandão, argumenta que a ideia é preservar e valorizar uma manifestação cultural que, em seus mais de 80 anos de existência, faz parte do dia a dia das pessoas e se legitima por interagir com a sociedade por meio de seus aspectos sociais, culturais, turísticos, educacionais e econômicos.

“Além disto, tal festividade caracteriza o Brasil para o exterior, integra a memória nacional, representa a maior indústria criativa do País, portanto, precisa ser protegida e divulgada para futuras gerações”, argumenta a parlamentar.

Baixe e leia a íntegra do projeto de lei.

Na foto acima, Leci Brandão, autora do projeto. Crédito: site oficial