Desabafo da vereadora Tieza é elogiado
29/05/2014A 17ª sessão ordinária realizada no último dia 26, como vem acontecendo, não discutiu nem um requerimento de informações. O Grande Expediente, após a leitura das correspondências e de projetos, ocupou-se de votos de pesar e aplauso, sendo que estes últimos, entregues aos homenageados na própria sessão.
Uma novidade dessa primeira parte foi o pronunciamento da ex-vereadora Marli Garcia sobre o Dia da Adoção. Como mãe adotiva, Marli integra uma entidade de pais e filhos adotivos e vem, há muitos anos, divulgando esse jeito carinhoso de cuidar de vidas que, por diversas razões, não permaneceram com os pais biológicos.
Apenas um dos três vereadores inscritos para o Pequeno Expediente, usou a tribuna o que deu celeridade à sessão. A vereadora Tieza achou que a sessão acabaria mais cedo mas, por sugestão do presidente, os trabalhos foram suspensos por 15 minutos para um breve intervalo.
Na Ordem do Dia foram apreciados 5 dos 13 projetos constantes da pauta sendo que a vereadora Tieza apresentou uma emenda ao que propunha isenção de IPTU a imóveis de até 70 m². Ela sugeria que a isenção estivesse atrelada à renda do requerente, o que foi reprovado. Também sua participação na discussão foi intensa no projeto em que vereadores reduziam de 30 para 15 minutos o intervalo para que professores possam acumular cargo ou seja, dar aula em duas escolas diferentes. Favorável à medida, a parlamentar lembrou que os professores e médicos precisam sobrecarregar o horário de trabalho porque são mal remunerados pelo município e que os funcionários da Educação, que não são recebidos pelo prefeito para negociação de reajuste, mereciam tratamento mais respeitoso por parte do Chefe do Executivo.
Mais uma vez, a parlamentar foi vítima de provocações por parte de vereadores que integram a base do prefeito e, respondeu, na medida, aos ataques dirigidos ao partido da vereadora – o PSDB.
A sessão foi encerrada bem perto da meia noite e foram discutidos e votados apenas cinco dos treze projetos que estavam na pauta.
O vídeo a seguir mostra o desabafo da vereadora, que calou o colegiado. Sua atitude recebeu a aprovação de várias pessoas que elogiaram a parlamentar pessoalmente e também nas redes sociais