CPI, voto de pesar e praça Rui Barbosa são assuntos debatidos por Tieza na 34ª Sessão do ano
03/11/2013Na 34ª sessão ordinária do ano (29/10), mais uma proposta de instauração de CPI, para apurar improbidade administrativa do prefeito (criação de cargos considerada inconstitucional pela justiça; prefeitura recorreu) foi arquivada. Embora o arquivamento já fosse esperado, pois a bancada do prefeito é maioria na Câmara, a vereadora Tieza votou favorável à CPI e reclamou muito da falta de acesso dos vereadores ao processo que, segundo o presidente chegou no final da tarde do dia da sessão. Ela também se irritou quando o presidente disse que há documentos que são sigilosos e precisam de cuidado para divulgar, ao que a parlamentar rebateu: “se pode para um pode para todos. Todos os vereadores têm – ou pelo menos deveriam ter – responsabilidade e discernimento para saber o que deve e o que não deve ser divulgado.”
Na sequencia, a Casa aprovou por unanimidade o Voto de Pesar, de autoria da vereadora Tieza, pelo falecimento da professora de Língua Portuguesa e de Inglês, a Sra. Helena Corpa Fernandes Guerreiro. Emocionada, Tieza disse que “Dona Helena era uma professora muito especial, que vibrava com o sucesso dos alunos e com a vidaâ€. A TV Câmara exibiu depoimentos de Arthur Leandro Lopes, ex aluno, e de duas amigas e também professoras, Norma Fonseca e Wilma Gottardi, que enalteceram o talento para ensinar e o amor que dona Helena tinha pelo magistério.
Em seu Pequeno Expediente Tieza, em nome do seu filho, o médico José Renato, cumprimentou os demais profissionais pelo seu dia (18/10), e em nome do seu marido, Dr. Lupércio, cumprimentou os dentistas também pelo seu dia (25/10). Além dessas datas comemorativas, Tieza fez referência ao Dia dos Funcionários Públicos (28/10) e ao Dia Nacional do Livro (29/10). Teceu duras críticas ao programa “Mais Médicos†do governo federal do PT, pela forma como vem sendo realizado; e divulgou o resultado da enquete de seu site, sobre “o que é pior na Administração Municipal”, que apontou, com 33% de participação, a Saúde. A parlamentar ainda fez um breve relato sobre a reforma da Praça Rui Barbosa e enfatizou – em seu pronunciamento – que “o que podia ter custado 200 mil para a Prefeitura, com os parceiros, acabou virando 1 milhão e 300 mil reais para os cofres municipais.” Por fim, pediu aos órgãos competentes para avaliar e corrigir várias falhas constatadas no estacionamento da Ãrea Azul.
Na Ordem do Dia, a vereadora Tieza fez emendas ao projeto de lei que pretendia criar o “Espaço Histórico dos Bairros†em cada bairro de Araçatuba. “Esse é um projeto que não é fácil de ser concretizado, sobretudo porque não vejo esta administração empenhada nas questões culturais e de preservação da memória, tendo em vista que o secretário da Cultura permitiu que fosse demolida “da noite para o dia†a primeira casa de alvenaria de Araçatuba, a casa da saudosa Nair Falco, na rua Floriano Peixotoâ€, e concluiu: “espero que a Secretaria de Cultura apoie esta iniciativa, pois é uma forma de envolver e aproximar a comunidade da história do seu bairro. Se assim acontecer, certamente teremos menos depredadores do patrimônio público porque desde cedo os alunos serão incentivados a cuidar do lugar onde vivem.”
Abaixo assista ao pequeno expediente da vereadora:
[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=XJhDLNP940U&feature=youtu.be’]