Câmara aprova projeto que estende desconto da meia-entrada
16/03/2012A Câmara de Araçatuba aprovou na 6ª sessão ordinária de 2012, projeto de lei de autoria dos vereadores Tieza (PSDB) e Cido Saraiva (PMDB), que altera dispositivos da Lei Municipal 6.883/2007, que instituiu no município o sistema da meia-entrada. A iniciativa dos parlamentares é estender o benefício aos estudantes da educação profissional, cursos pré-vestibulares e de pós-graduação. Emenda aprovada também na sessão, incluiu no projeto, pessoas que são cadastradas em programas de renda.
De acordo com a vereadora Tieza, a idéia é fazer com que o valor desses ingressos – que enriquece o conhecimento cultural e faz parte também do processo de educar – caiba no bolso desses estudantes também, já que a Lei 6833/2007, garante o desconto de 50% no valor de ingressos aos estudantes apenas do ensino fundamental, médio e superior em certos eventos como: casas de diversão, espetáculos teatrais, musicais e circenses, cinema, praças esportivas e similares das áreas de esporte, cultura e lazer. “O projeto tem o objetivo de que essa parcela da população tenha maior acesso a eventos artísticos, culturais e esportivos, indispensáveis a sua formação”, diz a vereadora.
Tieza disse que isso será um meio de estimular os jovens a participarem desses eventos, consolidando assim a formação de um público consumidor de cultura, o que em médio e longo prazo beneficiará os próprios estabelecimentos que concedem o desconto, pois mesmo depois de formados, eles continuarão investindo em ingressos para eventos culturais. Agora o projeto seguirá para sanção do prefeito Cido Sério.
Para ter direito ao desconto o estudante no ato da compra deve apresentar Cédula de identidade e documento de identificação estudantil emitida pela UNE (União Nacional dos Estudantes), UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), ou pela Instituição de Ensino em que está matriculado.