
Câmara aprova projeto de Tieza que cria o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio
24/04/2020Na foto acima, Tieza fala sobre seu projeto durante sessão por videoconferência
A Câmara de Araçatuba aprovou, na sessão da última quarta-feira (22/04), projeto da vereadora Tieza que cria o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, termo usado para o assassinato de mulheres em decorrência do fato de ser mulher ou em violência doméstica. A data será comemorada anualmente no dia 25 de novembro, passando a integrar o Calendário de Eventos da Cidade.
De acordo com a proposta de Tieza, durante a semana devem ocorrer campanhas, debates, seminários, palestras e outras atividades promovidas pela sociedade civil organizada para conscientizar a população sobre a importância do combate ao feminicídio, na forma tentada ou consumada, e demais formas de violência contra a mulher.


Em seu discurso durante a sessão, realizada por teleconferência devido à quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), Tieza apresentou dados sobre o feminicídio no País e explicou que a criação da data é uma forma de sensibilizar a população para discutir uma questão tão importante.
“A criação de uma data tem o simbolismo de fazer com que a sociedade pare, pelo menos uma vez por ano, para discutir quais são as ações para que a gente possa mudar um pouco essa atitude de algumas mulheres, de acharem que precisam ser submissas, e de alguns homens, de achar que são donos da vida delas”


Foto e vídeo: TV Câmara
Ilustrações: Assessoria da vereadora Tieza
LEI 8.309
Em 09/05/2020, o Diário Oficial do Município publicou a sanção do prefeito Dilador Borges, transformando o projeto de Tieza na Lei 8.309, de 07/05/2020.