Cães de aluguel é tema de reunião na Câmara
05/09/2013Na noite da última terça-feira (3/9), na Câmara de Vereadores, dezenas de pessoas se reuniram para debater a proibição e a regulamentação do serviço de cães de aluguel para segurança patrimonial.
O convite foi formulado pelo vereador Rosaldo de Oliveira e além da vereadora Tieza, também Carlinhos do 3º DP e Cido Saraiva marcaram presença e contribuíram com o debate.
Apesar de alguns momentos mais acalorados, o que não faltou foram informações e argumentos muito consistentes, apresentados por quem quer a proibição e por quem defende o serviço de locação de cães para guarda patrimonial. Os donos de canis foram enfáticos em sustentar que os animais que possuem para essa atividade são adestrados e muito bem tratados, e convidaram a todos para visitar os seus estabelecimentos. Da parte dos protetores, ficaram evidentes as preocupações com as constantes denúncias de maus tratos a que são submetidos esses animais.
Pessoas da comunidade, que não integram ONG’s de proteção nem estão ligadas à atividade de locação de cães, também tiveram oportunidade de expressar suas opiniões e ao fazer isso, deram suas contribuições sobretudo porque fizeram o contraponto das questões debatidas. Exemplo dessa participação foi a intervenção da professora doutora da Unesp Veterinária de Araçatuba, Márcia Marinho, que discorreu sobre os sentimentos que permeiam a relação entre o animal e seu dono.
A vereadora Tieza, que acompanhou atentamente todos os pronunciamentos, aprovou a iniciativa e disse que aquele encontro era o começo de uma discussão que precisa se ampliar visto que é possível encontrar saídas que satisfaçam o interesse de todos os envolvidos na questão, sem colocar em risco a segurança e o bem estar dos animais. Disse ainda a vereadora, que a insegurança cresce porque não é fácil confiar nas instituições públicas que têm o dever de fiscalizar o tratamento dispensado aos animais.