As visitas continuam
25/07/2012A vereadora Tieza tem trabalhado dobrado, pois as atividades da campanha para sua reeleição já começaram. Mas, comprometida com seu mandato, ela tem dado continuidade ao propósito de visitar todas as unidades prestadoras de serviço ao munícipe. Nesse sentido, compareceu, na última sexta-feira (20) nas UBS’s do Planato e do São José, e também no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do São José, que funciona no prédio do CAIC.
Sem qualquer dúvida em relação ao empenho dos funcionários, a vereadora Tieza ficou chocada com o estado do prédio dessas duas UBS’s. Segundo ela, “mesmo que um grupo de servidores ficassem o dia inteiro por conta da limpeza, não dariam conta de imprimir um aspecto melhor nesses prédiosâ€. Paredes descascadas, azulejos faltando, poeira impregnada na pintura, rachaduras, remendos, portas danificadas, enfim, todo tipo de problema que coloca em risco esses ambientes que devem ser seguros e saudáveis, foram encontrados. Isso tudo sem contar o estado dos equipamentos, boa parte enferrujados, improvisados e com péssima aparência. A vereadora Tieza comentou ainda que, se a fiscalização da Vigilância Sanitária encontrasse qualquer clínica de saúde na cidade, nas mesmas condições que essas UBS’s, certamente seria fechada.
Satisfeita com o atendimento mas muito preocupada com as condições acima observadas, a vereadora encaminhará “indicação†ao prefeito pedindo providências.
A última visita da manhã do dia 20 foi no CAIC, onde as condições do prédio também deixam a desejar mas, por não tratar-se de ambiente prestador de serviço de saúde, o estado de conservação não compromete tanto o trabalho. É fácil perceber, como nas UBS’s, o empenho com a limpeza e a organização, portanto as críticas se restringem, nos locais visitados, aos problemas constatados na parte física. Acompanhada pela assistente social responsável, a vereadora percorreu todas as dependências do CAIC e ficou satisfeita com os programas desenvolvidos. Chamou atenção a oficina de costura, pelo entusiasmo da monitora e coordenação e pelo maquinário de primeira linha, que permite boa qualificação e aumenta as expectativas das usuárias para montarem seu próprio negócio ou serem absorvidas pelo mercado de trabalho.
Na terça-feira seguinte (24), a visita ocorreu no NGA – Núcleo de Gestão Assistencial, localizado na rua Siqueira Campos. Acompanhada pela responsável pela unidade, a vereadora Tieza percorreu todas as dependências e ficou surpresa com o tamanho do prédio e a organização. Bem recebida pelos funcionários, tomou conhecimento das especialidades disponíveis, conversou sobre a rotina do atendimento, viu salas e equipamentos e elogiou a simpatia das atendentes e a ordem do arquivo de prontuários. Segundo informações, o NGA atende por dia uma média de 300 pessoas, de Araçatuba e região.