Após representação de Tieza, MP investiga caso dos frascos reutilizados para exame de fezes por alunos da rede municipal

Após representação de Tieza, MP investiga caso dos frascos reutilizados para exame de fezes por alunos da rede municipal

28/09/2012 0 Por Tieza Vereadora

Denúncias de que alunos da rede municipal tinham recebido frascos reutilizados para a coleta de fezes para o exame de enteroparasitose, fizeram Tieza protocolar representação no Ministério Público Estadual, no último 14 de setembro. Com base na denúncia da vereadora Tieza, o Ministério Público instaurou inquérito para apurar o caso.

Tudo começou quando Tieza foi procurada por uma mãe de aluno da EMEI “Darcy Fontanelli” que relatou o fato e pediu que a vereadora comparecesse no dia seguinte na porta da escola para conversar com outras mães e verificar as condições dos frascos distribuídos para a coleta.

Indignada com a evidente reutilização dos frascos, indicada inclusive pela sujeira de alguns, forte cheiro de fezes em vários deles e etiquetas sobrepostas em praticamente todos, revelando inequivocamente que já haviam sido utilizados para coleta de fezes de outra criança.

O caso teve repercussão na imprensa regional, e foi debatido na última sessão da Câmara, a 29ª sessão (24/09/2012), em razão de requerimento de informação apresentado. Na oportunidade Tieza mostrou imagens dos frascos que os alunos receberam. (Veja as imagens abaixo).

Na representação, Tieza finaliza dizendo: “A reutilização de frascos, possivelmente contaminados, e a má conservação do material coletado representam grande risco à saúde pública e compromete a aferição dos exames clínicos na busca de verminoses em estudantes, ocasionando desperdício de recursos públicos”.