Após representação de Tieza, MP investiga caso dos frascos reutilizados para exame de fezes por alunos da rede municipal
28/09/2012Denúncias de que alunos da rede municipal tinham recebido frascos reutilizados para a coleta de fezes para o exame de enteroparasitose, fizeram Tieza protocolar representação no Ministério Público Estadual, no último 14 de setembro. Com base na denúncia da vereadora Tieza, o Ministério Público instaurou inquérito para apurar o caso.
Tudo começou quando Tieza foi procurada por uma mãe de aluno da EMEI “Darcy Fontanelli” que relatou o fato e pediu que a vereadora comparecesse no dia seguinte na porta da escola para conversar com outras mães e verificar as condições dos frascos distribuídos para a coleta.
Indignada com a evidente reutilização dos frascos, indicada inclusive pela sujeira de alguns, forte cheiro de fezes em vários deles e etiquetas sobrepostas em praticamente todos, revelando inequivocamente que já haviam sido utilizados para coleta de fezes de outra criança.
O caso teve repercussão na imprensa regional, e foi debatido na última sessão da Câmara, a 29ª sessão (24/09/2012), em razão de requerimento de informação apresentado. Na oportunidade Tieza mostrou imagens dos frascos que os alunos receberam. (Veja as imagens abaixo).
Na representação, Tieza finaliza dizendo: “A reutilização de frascos, possivelmente contaminados, e a má conservação do material coletado representam grande risco à saúde pública e compromete a aferição dos exames clínicos na busca de verminoses em estudantes, ocasionando desperdício de recursos públicosâ€.