Alckmin passa por Araçatuba e anuncia investimentos
30/07/2011A vereadora Tieza e muitos tucanos de Araçatuba e região, dentre eles o suplente de deputado estadual Dilador Borges Damasceno, estiveram na manhã dessa sexta-feira, dia 29 de julho, no Aeroporto Dario Guarita para receber o governador Geraldo Alckmin.
Durante a sua rápida visita, já que dirigia-se a Promissão e Marília para inaugurar os AMEs – Ambulatórios Médicos de Especialidades daquelas cidades, Alckmin anunciou liberação de verbas para Araçatuba e falou, em entrevista coletiva, sobre a Faculdade de Medicina, o prédio do Hospital Modelo e ainda se comprometeu a rever os valores destinados a reforma de prédios utilizados pela Polícia Civil, como é o caso da DIG, que funciona no antigo Fórum, na rua José Pedro dos Santos.
Para reformas e adequações do Aeroporto “Dario Guarita” serão liberados nos próximos dias 21 milhões de reais, valor superior ao destinado a Marília e São José do Rio Preto. A pista será reformada, será instalado equipamento de RX para inspeção de bagagem, balizamento noturno, várias obras relacionadas ao combate de incêndio e também na rede de esgoto; dignóstico e proteção da fauna silvestre, Taxi Way, entre outras. Tais ações, segundo o governador, é a resposta necessária do governo ao crescimento de 19% no número de passageiros que utilizam o transporte aéreo no Brasil, índice bem superior ao observado nos Estados Unidos (2%), Austrália (4%), Ãndia (7%) e China (8%).
No final de agosto deve terminar o processo de licitação para a duplicação da Eliezer; serão 8,5 km de pista dupla nos dois sentidos (Bilac e Santo Antônio do Aracanguá), com instalação de passarela, acostamento e pavimentação. Sobre a Faculdade de Medicina, o governador disse que tem consciência de que quem decide sobre a instalação é o Conselho das Universidades mas que o que depender dele Araçatuba, Bauru e São Paulo terão cursos de medicina pois a falta de médicos é inquestionável e um problema a ser enfrentado.
Disse também estar satisfeito com os resultados obtidos com o trabalho da polícia local que vem conseguindo reduzir os índices de criminalidade, que tiveram quedas significativas. O governador fez referência aos 1 milhão e 510 mil reais liberados em julho para as obras da casamata (local onde será instalado o Acelerador Linear para tratamento radioterápico de câncer) e aos 942 mil reais que foram utilizados na ampliação de 10 vagas na UTI Neonatal; esses investimentos foram na Santa Casa de Araçatuba.
Outra boa notícia foi o laudo estrutural do Hospital Modelo, que deve estar concluído em 4 meses pelo serviço de engenharia do Estado; sem esse laudo não é possível iniciar a reforma do prédio que irá abrigar o anexo do Fórum.
Finalizando a entrevista, o governador lamentou as dívidas do governo federal para com a saúde do estado de São Paulo e alertou sobre os riscos de as Santas Casas quebrarem se não for corrigida a tabela do SUS.
Bastante satisfeita com a visita do governador – a terceira no ano -, e os recursos anunciados por ele, a vereadora Tieza achou muito estranho o empurra-empurra do prefeito Cido Sério e de praticamente todo o seu staff, para garantir espaço próximo do governador. O prefeito chegou a “puxar pelo pescoço” a Secretária de Saúde do Município para que ela, durante a entrevista coletiva, ficasse bem pertinho dele e grudadinha no governador. Atitude estranha para quem vive desprezando a presença do governo do Estado na vida do cidadão araçatubense.