Abuso de crianças e adolescentes: abra os olhos e denuncie, pede Tieza
21/05/2020A vereadora Tieza, que defende a importância de datas comemorativas como forma de trazer à reflexão certos temas de interesse da coletividade, destacou na sessão por videoconferência da Câmara de Araçatuba, na última segunda-feira (18/05), o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para ela, que é assistente social, o abuso sexual é, dos crimes hediondos, o mais cruel de todos.
Em sua fala, chamou a atenção para as tristes estatísticas brasileiras, que registraram 32 mil casos em 2018. Além de lembrar que são pais e padrastos os maiores abusadores de crianças até 9 anos, e a residência da família, o cenário de horrores, a parlamentar pediu à população e à s entidades, como escolas, igrejas e serviços de saúde, que “abram os olhos” para enxergar as crianças e os adolescentes e poder perceber e denunciar suspeitas de abuso contra eles. Há várias formas de denunciar, como o Disque 100, Conselho Tutelar, Escola, Polícia Militar, entre outras.
Tieza também referiu-se ao trabalho realizado pelos profissionais que atuam na área e cumprimentou-os, na pessoa da professora Maria Zilma Dornellas, presidente do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Araçatuba, pela mobilização em torno da data.