A lamentável situação do zoológico e seus animais
13/07/2013Desde que assumiu o mandato em 2009 que a vereadora tem debatido a situação do zoológico. Vários requerimentos e questionamentos já foram feitos à prefeitura, por ela e também por outros vereadores, mas nada aconteceu de efetivo que pudesse melhorar as condições do local e principalmente dos animais; ao contrário, tudo parece ter piorado.
Em 2004, o IBAMA começou a pressionar a administração municipal para fazer as adequações necessárias no zoológico, mas o que se viu – e ainda se vê -, são desculpas e pequenas medidas para “empurrar com a barriga” as atitudes que precisam ser adotadas.
Em 2012, diante de uma série de denúncias, o MPF – Ministério Público Federal pressionou o IBAMA para que fiscalizasse o zoológico, e uma vistoria chegou a ser realizada no mês de maio. Mas, de acordo com informações, foram constatadas boas condições de higiene, alimentação farta e cuidados com os animais dentro dos padrões esperados, apesar das observações em relação à reforma.
Um técnico de entidade ligada ao assunto, que pediu para não ser identificado, confidenciou à vereadora que “É comum as prefeituras apresentarem pedidos de dilatação de prazo para cumprir as determinações; mostram alguma proposta para atender as exigências e vão, na verdade, “enganbelando” os órgãos fiscalizadores, a justiça e o povo”.
Mas, diante das condições mostradas nas imagens do CQC – programa da Rede Bandeirantes, levado ao ar no último dia 8 de junho, que denunciam uma piora acentuada no estado já precário daquele local, a parlamentar acionou o Ministério Público e entrou com pedido de providências junto ao DeFau – Departamento de Fauna, ligado à CBRN – Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que é o órgão responsável pelo controle, monitoramento e gestão da fauna e dos animais em cativeiro no Estado de São Paulo, após meados de 2012 quando essa atribuição passou do IBAMA para o Governo Estadual.
“A expectativa agora é a de que, com a maior brevidade, técnicos do DeFau venham vistoriar o zoológico e se pronunciem sobre o que está realmente acontecendo lá”, observou a vereadora Tieza.