A 22ª sessão ordinária encerrou o 1º semestre de 2014
02/07/2014A 22ª sessão ordinária e última do 1º semestre de 2014 era para ser bem mais objetiva se tivesse seguido à risca o que prevê o Regimento Interno. É que na sessão em que se vota a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Grande Expediente tem duração de 30 minutos, não tem Pequeno Expediente e da Ordem do Dia constará apenas esse item: a LDO.
Mas, como tornou-se comum a alteração do que prevê o Regimento da Casa, o Grande Expediente foi bastante prolongado por conta de votos de pesar e aplauso, e ainda com a votação para eleição dos membros da Comissão Permanente da Criança e Adolescente e Cultura de Paz, para a qual foi eleita a vereadora Tieza, como um dos três membros; e preenchimento de vaga em outras três comissões: de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Rural; e Comissão Permanente de Direitos Humanos e Minorias.
Nos dois votos de aplauso: ao Grupo de Amigos da Terceira Idade, pela animada Quadrilha da Terceira Idade; e ao América Futebol Clube e outros, pelo sucesso do campeonato “Bom na escola, bom de bolaâ€; a vereadora Tieza pronunciou-se. No primeiro, porque foi uma das assistentes sociais que trabalhou na fundação da entidade; e no segundo, porque é admiradora e apoiadora de toda e qualquer iniciativa que adote o esporte como meio de construção da cidadania, desde a tenra idade.
Ao final da sessão, o que não faltaram foram poses para a foto. Os integrantes do Grupo de Amigos da Terceira Idade, todos vestidos à caráter, acabaram se apresentando na festa junina organizada pela Câmara, defronte ao prédio.
Mas, no momento da votação da LDO, o que não faltaram foram críticas por parte dos vereadores que não integram a bancada do prefeito. A vereadora Tieza, além de apontar falhas no próprio processo de elaboração das diretrizes do orçamento para 2015, lamentou o modo como são tratadas, pela administração municipal, as sugestões dos vereadores e da população. Ela também teceu comentários sobre os percentuais aplicados nas áreas que deveriam receber mais recursos em razão das demandas ou precariedades. Tomando como exemplo o orçamento de uma cidade do porte de Araçatuba, a parlamentar fez comparações do volume de investimentos em obras e serviços públicos, mobilidade, meio ambiente e esporte; segundo Tieza, a única área em que Araçatuba reserva mais recurso do orçamento – aliás o dobro da cidade usada para comparação – , foi na área da Comunicação. “Ou seja, dinheiro para propaganda não vai faltarâ€, comentou a parlamentar.
Apesar dos argumentos consistentes utilizados pelos vereadores da oposição, a LDO foi aprovada por 7 votos a 5.